domingo, 24 de junho de 2007

DONATELLO E AS NOVAS ORIENTAÇÕES ARTÍSTICAS QUE DOMINAVAM O PERÍODO RENASCENTISTA

Autor: Brigitte Luiza Guminiak Sousa

Resumo: este trabalho apresenta as inovações artísticas escultóricas introduzidas pelo renascentisata Donatello
Paralvras– chave:Renascimento. Florença. Donatello.


Donato di Niccoló di Betto Bardi, chamado Donatello,escultor italiano, nasceu em Florença por volta de 1386, e faleceu em 13 de dezembro de 1466. Trabalhou em Florença, Prato, Siena e Pádua, recorrendo a várias técnicas:tuttotondo,baixo-relevo, stiacciato, e materiais como mármore, bronze, madeira.
Separou -se definitivamente do gótico, sendo responsável pela criação do estilo renascentista escultórico em Florença. Ele se destaca pela força emocional de suas obras presentes na Catedral de Florença e introduz a perspectiva geométrica
Sua obra primordial, Davi, em bronze,tanto pode ser o Davi bíblico como o deus Mercúrio que contempla a fronte de Argo. Representa a razão que triunfa sobre a força bruta e a irracionalidade. É considerada a primeira figura nua em tamanho natural feita desde a Antiguidade clássica.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Donatello

Donatello - Davi em bronze -Florença, Museu Nacional de Bergello, c.1430)

As suas características mais evidentes são o movimento, o naturalismo e a graça. A obra-prima da sua juventude são os três profetas do campanile da Catedral de Florença, em que aproveita a força expressiva do feio.
Donatello voltou-se à representação da figura humana, retomando e superando a arte grega e romana, seja formalmente, seja estilisticamente. Muito particular foi sua capacidade de sugerir humanidade e introspecção em suas obras.
Em 1417, Donatello completa a Estátua de São Jorge, animada pela torção e o jogo das pernas. A base em pedra apresenta baixo-relevo, construindo com a técnica deo stiacciato, sendo um dos primeiros exemplos de perspectiva, com um único ponto de fuga.

Referências:
BATTISTONI FILHO, DUÍLIO. Pequena História da Arte. São Paulo.p.61- 71.Papirus,12.ed.2003.
Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Donatello, acessado em 09/05/2007
Disponivel em: http://www.vidaslusofonas.pt/donatello.htm, acessado em 08/05/2007

Nenhum comentário: